Semana Santa tem ponto facultativo em Pirassununga: o que abre e fecha
Considerada a principal data comemorativa da Igreja Católica, a Semana Santa é uma tradição que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no “Domingo de Ramos”, quando se rememora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina com a Ressurreição de Jesus, que ocorre no “Domingo de Páscoa”.
Segundo a tradição, Jesus é recebido com ramos de palmeiras em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa, o condenaram à morte. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. De acordo com os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos, e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho – o símbolo da humildade – e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel.
Estes são os significados de cada dia da Semana Santa: Segunda-Feira Santa, após o “Domingo de Ramos”, se recorda a prisão de Jesus Cristo, numa colina aos arredores de Jerusalém; na Terça-Feira Santa são celebradas as Sete Dores de Nossa Senhora e é muito comum também por ser o dia de penitência, no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no “Caminho do Calvário”; na Quarta-Feira Santa, em algumas igrejas é celebrada a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Em outras igrejas cristãs, neste dia celebram o Ofício das Trevas, devido à proximidade da morte de Jesus.
Já na Quinta-Feira Santa ou da Ceia, celebra nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para celebrar a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra o Período da Quaresma. Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o lava-pés e instituição do sacerdócio. Pela tradição, é neste momento que Judas Iscariotes sai para “entregar” Jesus por 30 moedas de prata e, nesta mesma noite, Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.
A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo.
Na Sexta-Feira Santa ou da Paixão, é recordada a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: a Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.
No Sábado Santo ou de Aleluia, traz a tradição que os cristãos, junto ao Santo Sepulcro, aguardam a Ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo, e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de oito passagens da Bíblia (quatro leitura e outros quatro salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde o Gênesis até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o “Glória” e “Aleluia”, que foram omitidos durante todo o período quaresmal; e há também, o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística.
Finalmente, o Domingo de Páscoa é considerado o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes, quando é rememorada a “elevação de Jesus Cristo aos Céus”.
• Feriado – Neste ano, a Semana Santa compreende entre os dias 29 de março (quinta) e segue até Domingo de Páscoa (1º de abril), período em que alguns serviços municipais, exceto os essenciais, estarão momentaneamente paralisados.
Assim, como já se faz tradicionalmente, a Quinta-Feira Santa (29) – Feriado Religioso – teve oficializada o “ponto facultativo”, assinada pelo prefeito Ademir Lindo (Decreto Municipal nº 7.056, de 20 de março) e o retorno dos trabalhos municipais recomeçam somente na segunda-feira seguinte (2 de abril). Por este motivo, o funcionamento das repartições públicas municipais, com exceção dos essenciais ou plantões retomam somente na semana seguinte (dia 2 de abril).
• Serviços municipais – Os serviços municipais funcionam até esta quarta-feira (28), com o expediente normal. Os trabalhos retornam somente na próxima segunda (2 de abril). Assim, o funcionamento das seções municipais prestadoras de serviços, seguem desta forma:
••• Paço Municipal e anexos – Funcionamento normal até quarta-feira (28), retorna às atividades normais na segunda (2 de abril).
••• SAEP – Como nos demais serviços da municipalidade, funcionamento normal até quarta (28) e retorna na segunda (2 de abril).
••• GM – A Guarda Municipal vai atender em forma de plantão permanente, inclusive em todo fim de semana santo.
••• Vigilância, CEM e UBS’s – Todas as unidades funcionam normalmente até quarta (28), mas retorna somente na segunda (2 de abril).
••• Pronto-Socorro – Funciona em sistema de plantão, inclusive nos feriados e pontos facultativos.
••• Coleta e Feira Livre – A coleta de lixo funciona normalmente em todos os dias; a Feira Livre segue o calendário normal.
••• Escolas municipais e creches – Funcionam normalmente até quarta (28); pára no período das Comemorações Pascais, e retornam às atividades na manhã de segunda (2 de abril).
Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Pirassununga


Falecimento da Sra. Sonia Aparecida Lansoni
Capivaras no Lago Municipal de Pirassununga: beleza natural ou risco à saúde pública?
Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio
Dois condenados (foragidos) da justiça foram presos no Dia de Todos os Santos
RESUMO. Ações da GCM de Porto Ferreira resulta em prisão de traficante, apreensões de drogas e recuperação de motocicleta